Em 1987, foi encaminhado ofícios à Secretaria de Educação e Desporto, solicitando a necessidade da construção da nova Escola, sabendo-se que, a E.E.B. Alinor Vieira Côrte, distante dois quilômetros possuía sua capacidade física lotada, funcionando em turmas superlotadas em salas alugadas. Também no Bairro Rondinha iniciou-se a construção da Cohab I abrigando, possuindo industrias vizinhas na localidade, portanto a tendência da população do bairro é só aumentar. Foram analisados os pontos positivos de necessidades da criação da Unidade Escolar para atender os educandos do bairro bem como da zona rural servindo de subsídios para os filhos de agricultores continuar seus estudos encurtando sua distância.
Como mérito a comunidade nomeou a senhora educadora Maria Avelina de Oliveira Furtado, passando sua infância sobre o próprio solo da referida construção, apoiada pelos administradores, sendo nossa Patronesse.
O terreno comprado pela prefeitura municipal de Papanduva do proprietário Sr. Sérgio Urbanek, cuja metragem, seis mil e cinquenta metros quadrados. Confrontando-se na parte frontal: Rua Tenente Ary Rauen, atrás Senhor Pedro de Lucca e laterais Nicolau Bileski e Shuzuo Shiokawa.
Em quatro de setembro de 1987 a 05 CLE (Coordenadoria local de Educação) na pessoa da professora Sinira Damaso Ribas - Coordenadora Local, envia a 8º Coordenadoria Local Regional de Educação o pedido de criação do Grupo Escolar "Maria Avelina de Oliveira Furtado" que atendeu de 1ª a 4ª série, com 145 alunos do Bairro Rondinha.
Na época a comunidade dispunha do prédio, construído para este fim, pela Prefeitura Municipal, sendo prefeito na ocasião o Sr. Felix Wawrzeniak. A autorização para o funcionamento do Grupo Escolar "Maria Avelina de Oliveira Furtado deu-se em 1988 na pessoa de Pedro Ivo Campos, governador do Estado de Santa Catarina.
Em 1999 a referida escola passou a denominar-se Escola Básica Maria Avelina de Oliveira Furtado. Autorizada a atender alunos de 1ª a 8ª série gradativamente pelo então governador de Estado, Casildo Maldaner.
Em 1988, criou-se o Pré-escolar da referida escola. Tendo como a primeira professora Luiza Mikalovicz Ciupka.
Na ocasião de 1987 a citada escola era reconhecida como Escola de Rondinha, mas havia a necessidade de se colocar um nome. Entre tantos Papanduvenses ilustres foi escolhidos o nome da professora Maria Avelina de Oliveira Furtado.
A filosofia da Escola compromete-se com resgate da qualidade de ensino público, promovendo reflexões e debate sobre o mundo, a sociedade e o homem orientando o educando para uma atuação crítica e responsável no contexto onde está inserido transformando-o conscientemente de uma crítica participativa.
Maria
Avelina de Oliveira Furtado
Em Papanduva a 10 de novembro de 1931 nasce Maria Avelina de Oliveira Furtado filha de Alfredo Lopes de Oliveira e Idalina Peres de Oliveira, de famílias tradicionais de fundadores de Papanduva.
É
nascida e criada na localidade onde está instalada a escola que leva
o seu nome.
Fez
seus primeiros estudos na Escola Guarani no Bairro Rondinha, fez
curso primário complementar em Itaiópolis.
Em
15 de fevereiro, de 1949 iniciou sua carreira no Magistério
Papanduvense, lecionando nas Escolas Reunidas Maria da Glória e
Silva, hoje Colégio Estadual Alinor Vieira Côrte.
Com
a criação em Papanduva do curso Normal Regional, estudou junto com
sua filha Cleonice, completando o 1º grau. Cursou o magistério em
Mafra em regime de férias, privando-se do descanso e convívio da
família para aprimorar suas qualidades profissionais.
Foi
alfabetizadora na quase totalidade de seu trabalho no magistério,
tendo-se distinguido no setor educacional pelo zelo e dedicação às
causas do ensino.
É
mãe de 4 filhos, sendo que todos já exerceram o magistério.
Dona
Maria Avelina é conhecida em Papanduva como uma verdadeira dama,
mulher de muita bondade, classe e beleza.
Professora
Maria Avelina, alfabetizadora insubstituível, aposentou-se em 1980,
de suas atividades no Colégio Estadual Alinor Vieira Côrte, onde
seu nome será sempre lembrado como professora eficiente e dedicada.
A
Comunidade Escolar sente-se orgulhosa por contar com a Presença da
Patronesse Maria Avelina de Oliveira Furtado em diversas ocasiões,
visitando-nos e participando nas atividades desenvolvidas nesta
Unidade Escolar.
Sua
presença nos traz paz e muita alegria!