quarta-feira, 23 de junho de 2010

A ESCOLA HOJE

A Escola de Educação Básica Maria Avelina de Oliveira Furtado, conta com aproximadamente 425 alunos no Ensino Fundamental, procedentes de diversificadas etnias, religiões e condições sócio-econômicas. A unidade escolar é marcada pela pluralidade cultural, bem como pelos contrastes sociais, ou seja, os alunos da Escola Mª Avelina compõem um grupo heterogêneo tanto nos aspectos culturais quanto econômico.


A clientela desta Unidade Escolar se constitui principalmente de filhos de operários, lavradores, e autônomos, oriundos das comunidades de Rodeiozinho, Guarani, Alto Guarani, Guarani  Acima, Pinhal, Rio da Veada, Rio do Engano, Coqueiros, Cândido de Abreu (Candinha), Colônia Becker, Iracema, Iraceminha, e também alunos dos bairros: Rondinha, Santa Mônica, Industrial, Hospital, COHAB I, COHAB II, Tolachinski, Santa Mônica, Pereira e Lagoa Seca.


O quadro de funcionários constitui-se de 01 Diretora, 01 Assessora, 01 Especialista em Assuntos Educacionais (Supervisão Escolar), 01 Assistente Técnica Pedagógica, 13 Professores , 06 Segundo Professor, 01 Professor de Informática,  03 agentes de serviços gerais e  02 cozinheiras.


Abaixo relaciona-se o quadro de funcionários respectivamente:


Ivete F. Barabach

Ângela Márcia Oczkovski

Léa      Lígia Ostetto 

Sandra Silva

Ivanilda F. Jastrombek

Jacinta Mikalovicz  

Viviane R.R. Valente


Dulce Mari Herbst

Ivair dos Santos

Marilete M. Mathioski

Sueli R. R. de Souza

Camila Roscamp

Rildson Alves

Pedro Korpan

Divanir Gralick

Jucelene Correa dos Santos

Roseli Reva

Simone. W. B. de Oliveira

Michele Pereira

Luciane K. Greffin

Juliane A. Silva Bueno

Marcia P. de O. Schadek

Joana Bileski

Jacirene Grein

 Milene Hingrit Henzen

Lucia Arendartchuk

Lucia L. Bilhan

Rosangela L. Nunes

Ilda Ribeiro Riboski

Jucelia F. Pires de Lima





























BIOGRAFIA DA PATRONESSE

Maria Avelina de Oliveira Furtado



Em Papanduva a 10 de novembro de 1931 nasce Maria Avelina de Oliveira Furtado filha de Alfredo Lopes de Oliveira e Idalina Peres de Oliveira, de famílias tradicionais de fundadores de Papanduva.
É nascida e criada na localidade onde está instalada a escola que leva o seu nome.
Fez seus primeiros estudos na Escola Guarani no Bairro Rondinha, fez curso primário complementar em Itaiópolis.
Em 15 de fevereiro, de 1949 iniciou sua carreira no Magistério Papanduvense, lecionando nas Escolas Reunidas Maria da Glória e Silva, hoje Colégio Estadual Alinor Vieira Côrte.
Com a criação em Papanduva do curso Normal Regional, estudou junto com sua filha Cleonice, completando o 1º grau. Cursou o magistério em Mafra em regime de férias, privando-se do descanso e convívio da família para aprimorar suas qualidades profissionais.
Foi alfabetizadora na quase totalidade de seu trabalho no magistério, tendo-se distinguido no setor educacional pelo zelo e dedicação às causas do ensino.
É mãe de 4 filhos, sendo que todos já exerceram o magistério.
Dona Maria Avelina é conhecida em Papanduva como uma verdadeira dama, mulher de muita bondade, classe e beleza.
Professora Maria Avelina, alfabetizadora insubstituível, aposentou-se em 1980, de suas atividades no Colégio Estadual Alinor Vieira Côrte, onde seu nome será sempre lembrado como professora eficiente e dedicada.


A Comunidade Escolar sente-se orgulhosa por contar com a Presença da Patronesse Maria Avelina de Oliveira Furtado em diversas ocasiões, visitando-nos e participando nas atividades desenvolvidas nesta Unidade Escolar.
Sua presença nos traz paz e muita alegria!